Maquilhagem ♡ Como utilizar Corretores Coloridos - Arco Íris num Batom

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Maquilhagem ♡ Como utilizar Corretores Coloridos

Já há algum tempo que comentei na página de facebook que iria fazer um post sobre corretores coloridos. Vou abordar a parte teórica e depois irei falar acerca da minha experiência com uma paletinha que eu comprei no Ebay.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a base tem como função uniformizar o tom de pele. Corrigir é função do corretor, seja ele de cor ou não.
No que diz respeito aos corretores coloridos, temos que começar por conhecer o Círculo Cromático pois é através dele que vamos descobrir qual será a cor mais adequada para disfarçar determinada imperfeição.



Ao utilizar as cores complementares vamos criar harmonia no nosso rosto, tornando-o mais perfeito. Por exemplo, se a nossa imperfeição tiver uma cor avermelhada, a cor oposta que devemos utilizar é o verde, isto porque, segundo a teoria das cores, as cores complementares anulam-se criando, assim, tons neutros (cor da pele).
  • O corretor verde corrige zonas de pele vermelhas: acne, vermelhidão, cicatrizes...
  • O corretor amarelo corrige zonas de pele arroxeadas: olheiras, hematomas...
  • O corretor violeta corrige zonas de pele amareladas: manchas, estrias...
  • O corretor azul corrige zonas de pele alaranjadas: manchas...
  • O corretor laranja corrige zonas de pele azuladas: olheiras...
  • O corretor rosa serve para iluminar zonas de pele com tons cinzentos.
Assim como os corretores do tom de pele, os corretores coloridos existem em diferentes tipologias: líquidos, cremosos e em pó. 


A paleta que eu utilizo é um quarteto e foi comprado no Ebay. Há também uma paleta com 15 cores composta por 4 corretores de cor, 1 iluminador e 10 corretores de tons de pele. Não comprei essa paleta maior pois não me compensava, uma vez que, já tinha os corretores da cor do tom de pele que também precisam para utilizar os corretores coloridos.


Esta paleta tem quatro cores essenciais para corrigir as minhas imperfeições. Os tons que mais utilizo, são o verde e o amarelo para camuflar o acne e as minhas olheiras. O azul só utilizei duas vezes e é o corretor mais difícil de trabalhar, isto porque todos os outros são mais cremosos enquanto que o azul é mais seco. O rosa uso quando quero iluminar determinada área do rosto para que fique mais natural e com mais dimensão.


Para além dos corretores coloridos precisam de corretores do tom de pele e de uma base ou BB Cream (não incluídos na foto).
O corretor que menos uso juntamente com os corretores coloridos é o Camouflage Cream da Catrice porque os meus corretores coloridos são cremosos e por essa razão gosto mais de os cobrir com corretores líquidos e com texturas mais fluídas.
Uso o All About Matt! da Essence no rosto, para cobrir o corretor verde e o corretor rosa. E para cobrir o corretor amarelo na zona ocular, utilizo o Complete Cover da Jordana porque ele tem uma tonalidade amarelada e, na minha opinião, deixa a zona mais corrigida e iluminada. Vou agora explicar-vos como devem utilizar os corretores.


Este tem sido o estado da minha pele nos últimos tempos e nada melhor do que isto para vos mostrar como os corretores realmente funcionam.

Eu começo por aplicar uma Pré Base para que os correctores sejam mais fáceis de trabalhar. De seguida, aplico os corretores de cor. Como já mencionei anteriormente, aplico o corretor verde no acne e o amarelo na zona ocular. Apliquei também o corretor rosa na zona do buço e no queixo para dar uma luminosidade mais natural e perfeita.

Para aplicar o corretor verde gosto de utilizar um pincel tradicional de corretor mais preciso e para colocar o corretor amarelo utilizo um pincel língua de gato. Depois de tudo bem aplicado gosto de dar acabamento com uma esponja húmida para que tudo fique bem espalhado. Atenção, devem aplicar todos os corretores em camadas bem finas para que o aspeto final da pele seja bem natural e harmonioso.

Após a colocação dos corretores coloridos, devemos aplicar os corretores do tom de pele para neutralizar os corretores coloridos. Aplico estes com um pincel de precisão de topo recto e finalizo sempre com uma esponja húmida.
Para terminar, apliquei o BB Cream da Sleek apenas para uniformizar os tons e finalizei com um pó compacto. Este foi o resultado final:


Como podem ver, a pele fica mesmo perfeita. Não faço este processo todos os dias até porque requer alguma paciência e dedicação mas faço-o para fotografar, para dias mais especiais ou mesmo quando tenho uma borbulha ou outra que está bastante vermelha. Como é óbvio, nada disfarça a textura, as borbulhas continuam lá, apenas as cores é que foram uniformizadas.

Resumindo:
  • Devemos guiar-nos sempre pelo Círculo Cromático;
  • As Cores Complementares neutralizam-se;
  • É importante aplicar todos os produtos em camadas bastante finas e bem trabalhadas para melhorar o aspeto final da pele;
  • Os corretores de cor servem para neutralizar imperfeições de forma mais eficiente;
  • Os corretores coloridos não disfarçam a textura. Neutralizam o tom da imperfeição.

18 comentários:

  1. Adorei o post linda bem explicado tudo
    que diferença ficou
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia

    ResponderEliminar
  2. Fiquei super curiosa para experimentar corretores com cores :)
    Um beijinho

    http://bynanie.blogspot.pt/ Novidades, vem espreitar!

    ResponderEliminar
  3. Eu comprei um destes corretores e nunca o soube usar ! Obrigada pela ajuda !
    xoxo,

    atwednesdaysiwearpink.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Gostei do post ;)
    Nunca experimentei os corretores coloridos porque também nunca tive grande necessidade.
    Mas realmente para borbulhas mais salientes é ótimo ;)
    Beijinho
    Blog de uma Princesa

    Passatempo | Giveaway Verão

    ResponderEliminar
  5. Gostei do teu blog. Gostava de ter a tua opinião... Achas que os Homens são todos iguais?

    http://oshomensnaosaotodosiguais.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post! Super útil :) e adorei o novo layout também!
    Beijinhos linda <3

    ResponderEliminar
  7. Hola guapa..te acabo de leer en mi blog ya te sigo también!

    Muy buen post.
    Besos!!

    ResponderEliminar
  8. Adorei o post querida, tenho muitas olheiras já naturais.Dá muito jeito mesmo esta informação, como te dás com o corretor da Essence? Atualmente uso da Maybelline e adoro, mas também gostava de experimentar esse. Beijinho **

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pelas dicas! O post está um máximo :)
    http://diaryofalittlebee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Ótimas dicas!|

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Que fantástico! Admito que nunca testei bem corretores de cor. Tenho apenas um e é assim de tons violeta, que acaba por ser o que acho que menos preciso. De qualquer modo excelente, fizeste um trabalho maravilhoso!
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Adorei o post! Por acaso tenho a paleta de 15 correctores do ebay, mas sou demasiado preguiçosa para a usar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Post espectacular, tudo muito bem explicado! :)

    ResponderEliminar
  14. Um post super informativo! Adorei o blog, vou já seguir :)

    Beauty and Fashion

    ResponderEliminar
  15. Adoro esse corretor da Catrice ! :)
    Linda, és uma inspiração <3

    ResponderEliminar

2014, © Adriana Castro. Todos os Direitos Reservados. Com tecnologia do Blogger.